Um mundo melhor é possível!
- 31 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Tudo começou despretensiosamente em Janeiro de 2017. Na ocasião; uma chamada simples pelo Facebook e pelo WhatsApp: "Rapel para iniciantes - Gratuito" Trinta e cinco pessoas se inscreveram para aquele evento. A ideia básica era reunir pessoas em vivências reais, afastando-as da ilusão das redes sociais, onde tudo parece bonito e sem problemas, mas não representa a realidade da vida. O fim era mais nobre... promover amigos verdadeiros que comungassem na mesma rima, que repartissem a mesma herança de sentimentos puros; amigos que se preocupassem uns com os outros e fossem capazes de dedicar tempo para a preservação do meio ambiente.
De lá pra cá muita coisa mudou... quase mil pessoas passaram pelo grupo, muitos se inscreveram mas nunca participaram de atividades. Foram poucos os que permaneceram fiéis à proposta inicial. Do grupo meia dúzia permaneceu (literalmente); uns poucos mais se juntaram na parceria; ajudando a construir uma ideia que se renova todos os dias. Este grupo pequeno hoje forma a diretoria do Instituto de História e meio Ambiente de Santa Catarina - IHMASC, que leva o nome fantasia de Instituto WAF. Uma ideia arrojada que começa tomar corpo.
Sítio Paraíso das Águas - Futura sede do instituto, onde deverá funcionar um Centro de pesquisas ambientais e desenvolvimento humano. Santo Amaro da Imperatriz.
Toda a mudança deve ser para melhor! Nada deve sofrer processo de regressão. O grupo WAF Aventura, costumeiramente chamado de Clube da Aventura; passa a ser parte integrante do novo instituto. As trilhas e aventuras promovidas nas diferentes atividades que proporcionamos, agora serão acrescidas de pesquisas históricas e novos desbravamentos. Também dedicaremos parte do nosso tempo para a recuperação de algumas trilhas e a inclusão de outras tantas; desbravadas por nós, para compor a lista oficial de trilhas de Florianópolis. Inicialmente desenvolveremos projetos específicos para a ilha de Santa Catarina, mas a ideias é abranger todo o estado de Santa Catarina. Fazem parte deste projeto inicial: O lançamento do livro: Um novo olhar sobre a ilha de Santa Catarina, que deverá valorizar algumas cavernas e destacar trilhas específicas e muito pouco conhecidas. O foco inicial está voltado para a região que vai do Saco Grande até a Costa da lagoa (no sentido Oeste - Leste); e de Santo Antônio de Lisboa até o Monte verde (no sentido Norte -Sul). Abrangerá os seguintes Morros: Morro da Virgínia; Morro Ribeirão das Pedras; Morro da Praia Comprida; Morro Pedra de Listra; Morro do Milhas; Morro do Caju. Pretendemos também criar um memorial no local do acidente do voo 303.

Cruz existente no local do impacto do voo 303 em 12 de abril de 1980.
A ideia básica é criar uma referência para o turismo de aventura, pois a região oferece uma enorme variedade de opções: Desbravamentos; Rapel; Escalada; Bouldering; Espeleonismo ou Espeleologia; percursos históricos; entre outras atividades. Para que tudo isso aconteça será preciso reestruturar a forma como funcionava o Clube da Aventura. Até porque serão necessários recursos financeiros, que nem sempre poderão ser captados através de projetos. O Instituto precisa de uma renda fixa para se manter, pois precisaremos repor equipamentos de rapel; EPI; câmera fotográfica etc... Precisaremos mais do que nunca de colaboradores dispostos a contribuir também financeiramente. Infelizmente nas diversas campanhas de arrecadação que fizemos nos últimos dois anos, não conseguimos arrecadar nem dez por cento do valor necessário para aquisição de tudo o que precisávamos. Essa realidade não poderá continuar; razão pela qual estamos organizando aos poucos a estrutura social do instituto. Este mês de junho disponibilizarei no grupo de WhatsApp o estatuto aprovado na Assembleia Geral de Fundação. Todos os membros que se cadastraram ou renovaram/ corrigiram seus cadastros até 30/05/2025; permanecerão como sócios colaboradores; Aqueles que participaram da Assembleia geral de fundação são sócios fundadores. A diretoria está composta exclusivamente por sócios fundadores. A partir de 01/06/2025; todos os interessados em participar das nossas atividades terão que pagar uma taxa de adesão, cujo valor ainda não está estipulado. Assim que tivermos op CNPJ, poderemos formalizar um contrato de adesão. Também está sendo elaborado um código de ética; pois o nosso Instituto é uma ONG; devendo obedecer regras bastante rígidas; inclusive no aspecto comunicação.
Estou muito otimista com o futuro do IHMASC, o lema "Um mundo melhor é possível" deverá ser a nossa bússola; o roteiro do nosso filme; a força de nossos pensamentos. Portanto convoco os amigos que estiveram conosco até agora; para darem um passo adiante; reforçando cada vez mais nossa amizade e assumindo compromissos com a evolução do Instituto WAF. Não deve haver competição, pois nosso propósito não é disputar espaços e sim facilitar o desenvolvimento humano; somente com cooperação poderemos vencer. Conto com vocês!

Amigo, parabéns !!!Belissimo e signicativo projeto e trabalho , bem tua essência ! Desejo muito sucesso e satisfação pessoal nesse maravilhoso sonho realizado !!! Abs ❤️💪🏆💥