Com o WAF nada se compara!
- 30 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2024
Que o WAF Aventura é diferente todos já sabem! Entretanto estamos nos aprimoramos cada vez mais. Neste evento; da Trilha das cinco cavernas, deu quase tudo errado. Apenas duas; das cinco furnas de abrasão marinha, que programamos visitar; foram exploradas. Tentamos; mas as condições do mar não contribuíram. Um vento sul gelado, insistia em impedir nossa passagem pelo costão. A primeira tentativa foi na caverna Morcegos; mesmo abrindo picada, um pouco acima do nível do mar, não houve jeito para adentrar na furna. De vez em quando; uma onda mais poderosa, invadia a caverna e dificultava nosso deslocamento. fazer o que? A natureza nos derrota com frequência. Seguimos então até as cavernas Arco e Flores; foi ali que comprovamos a união do grupo e a força individual que cada um carrega consigo, para superar desafios. Foi um dia especial, que culminou com um belo churrasco.
Trilha das cinco Cavernas - Costão do Morro do Pântano - Pântano do Sul
Quando criei o WAF Trilhas e Aventuras (nome inicial do grupo); há quase oito anos, havia uma proposta muito clara e desafiadora; que estava no cabeçalho do projeto: "Proporcionar desenvolvimento humano, através de atividades de aventura". Por não ter finalidades comerciais, por um longo tempo, a ideia ficou sob suspeita. Poucas pessoas acreditaram neste projeto de vida. Certamente deveria haver algum interesse escuso, por trás da gratuidade. Afinal; nos tempos atuais tão materialistas, as pessoas aprenderam a reconhecer os preços e não os valores. Talvez meu projeto tenha sido filosoficamente avançado demais. Quase desisti da proposta inicial, devido às inúmeras contradições e desavenças ocorridas no curso da história. Implantei uma forma de convivência grupal, onde ninguém se destacasse; não deveriam haver estrelas mais brilhantes que outras, no clube que dava seus primeiros passos. Nem mesmo eu batalhei por loros ou brilho extra. Ao adotar esse comportamento, passei pelo crivo dos julgamentos precipitados. Fui acusado de cercear a liberdade das pessoas, como se eu fosse um ditador de comportamento, sem critérios pré-estabelecidos para as regras de convivência; ainda hoje, muita gente pensa assim. Alguns quiseram ocupar espaços de destaque, outros promoveram a competição; houve também aqueles que quiseram aproveitar a gratuidade das atividades, participando de algumas, sem o mínimo de senso coletivo, como querendo demonstrar suas habilidades superiores, muitas vezes inibindo ou constrangendo aqueles que não possuíam as mesmas habilidades. Tantos saíram do grupo, sem ao menos ter a chance de desenvolvê-las, porque se sentiram constrangidos; disseram que meu grupo exigia demais e não estavam aptos a participar das atividades. Não faltou quem quisesse ditar as próprias regras. Sempre fui do debate; da conciliação; do envolvimento coletivo; entretanto, para atingir meus objetivos, precisei ser firme e contundente. Não me arrependo disso no momento atual, mas pensei seriamente em desistir da proposta; não valia a pena tal incômodo.
Escalada com auxilio de equipamentos
O tempo passou; o nome mudou para: "WAF Aventura", criei um site para divulgar a ideia. Dentro do site foi criado o grupo: "WAF Clube da Aventura". Aos poucos tudo vai lentamente se acomodado; quando uma criança começa dar seus primeiros passos, é natural cair alguns tombos. Depois firma o passo e o equilíbrio prevalece. As últimas atividades provaram que estou no caminho certo. Elas tem sido extremamente gratificantes para mim. Os novos membros parecem ter trazido fôlego extra, um novo tubo de oxigênio para quem já estava mergulhando há muito tempo. Dizem que a dor ensina a gemer; deve ser verdadeiro esse ditado popular. Só quem passa pelas provações mantendo puros os sentimentos; junto com os objetivos a serem alcançados, pode realmente comentar sobre o assunto. Sei que ainda há um longo caminho para percorrer; certamente haverão novas contradições; talvez alguns tentem ocupar seus espaços de destaque; tudo isso faz parte da natureza humana. Importantes mesmo; são aquelas pessoas que abraçaram a ideia da cooperação... aquelas que resolveram caminhar juntas; contribuindo com seus saberes. É o que me basta, afinal nunca foi meta obter milhões de seguidores. Que sejam poucos; mas fiéis a essa ideia que se aprimora todos os dias. Da minha parte resta apenas agradecer aos que; de coração puro como o meu, estão dispostos a empreender em benefício do seu semelhante. Essa vitória já foi conquistada!
Se você gosta de Trilhas e Aventuras, se está interessado em fazer amizades reais, enquanto participa das mais incríveis vivências; junte-se a nós. Torne-se membro do Clube da aventura; inscreva-se pelo site: https://wafaventura.com.br
Ajude na divulgação; traga seus amigos para essas vivências; deixe seu comentário neste blog e nos nossos canais de comunicação. Não esqueça de dar um "Gostei"; tudo isso nos motiva a continuar desenvolvendo a ideia que "Um mundo melhor é possível".
Aos poucos as metas são superadas e a compreensão toma conta de todos! Obrigado aos que acreditaram nessa ideia!