Projeto Novo olhar sobre a Ilha de Santa Catarina - Parte 1
- 31 de jan.
- 3 min de leitura
Florianópolis; conhecida coloquialmente como Floripa, é um município composto por diversas ilhas; sendo que a ilha de Santa Catarina é a maior delas. Apelidada de "Ilha da Magia", decorrente de seus folclóricos contos e histórias de bruxas e criaturas mágicas que habitam por aqui, popularizados pelo escritor Franklin Cascaes. O município conta ainda com uma porção de terra continental.
Há oito anos venho desenvolvendo, um projeto que visa ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa formosa ilha; tão magnífica em belezas naturais; história, folclore e multiplicidade cultural. Nada mais justo que contar a história da ilha, desde os primórdios dos tempos; a fim de motivar, principalmente os mais jovens, ao interesse pelo assunto. A partir da premissa que para preservar é preciso conhecer. Não tenho a intenção de lecionar sobre história; geografia; arqueologia; ou qualquer outro tema mencionado neste blog, até porque não sou professor. Quero apenas a simplicidade dos relatos, tentando atingir o aspecto emocional das pessoas. Na primeira parte deixo um simplório relato de como surgiu essa maravilhosa ilha de Santa Catarina.

Há 400 milhões de anos, fazíamos fronteira com a Namíbia.
Florianópolis ficava ao lado da Namíbia; era a época dos dinossauros, um tempo em que todos os continentes estavam juntos; denominado: "Pangeia". A ilha de Santa Catarina, ainda não existia. Na época, durante o período Siluriano da Era Paleozóica; a Terra era muito diferente em termos de configuração continental em comparação com o que é hoje. Vamos tentar entender tudo isso num breve relato.. Existiam apenas dois supercontinentes principais: Gondwana e Laurásia. A maior parte dos continentes estava agrupada no Gondwana, que incluía terras que hoje formam a América do Sul, África, Antártica, Austrália, subcontinente indiano e outras massas de terra. Por outro lado, Laurásia incluía partes da América do Norte, Europa e Ásia.

O clima era predominantemente quente e úmido, com vastos mares rasos e lagunas. O desenvolvimento das plantas terrestres estava em seus estágios iniciais, com algas e musgos dominando a paisagem. Nos oceanos, a vida marinha estava diversificada, com trilobitas, moluscos, corais primitivos e peixes ósseos primitivos sendo alguns dos organismos encontrados nos fósseis do período Siluriano.
Foi durante o Siluriano que os primeiros vertebrados terrestres começaram a evoluir, embora ainda fossem adaptados principalmente para ambientes aquáticos. A atmosfera tinha uma composição diferente da atual, com níveis mais altos de dióxido de carbono. A paisagem geológica estava passando por mudanças significativas, com formações rochosas sendo depositadas e dobradas ao longo do tempo.

As condições da Terra há 400 milhões de anos eram radicalmente diferentes; a evolução da vida e das paisagens ao longo de centenas de milhões de anos contribuiu para a configuração geográfica e climática atual do nosso planeta. De acordo com estudos da Unesp (Universidade Estadual Paulista), há 400 milhões de anos, a região que hoje conhecemos como Florianópolis estava submersa no oceano e não era uma ilha. As mudanças geológicas que eventualmente levaram à formação de Florianópolis ocorreram muito mais tarde, em uma escala de tempo geológico. A formação da Ilha de Santa Catarina é resultado de processos geológicos complexos que ocorreram ao longo de milhões de anos. As etapas importantes na formação da ilha incluíram a elevação do nível do mar, eventos de sedimentação e movimentos tectônicos. Acredita-se que a ilha tenha começado a se formar há cerca de 6.000 anos, quando o nível do mar estava mais baixo devido a períodos glaciais. À medida que o nível do mar subia novamente, várias partes da costa de Santa Catarina se separaram, criando diversas ilhas adjacentes.
Na próxima postagem falaremos um pouco sobre os primeiros habitantes da Ilha de Santa Catarina. Os povos dos Sambaquis. Se você gosta de emoção e aventura, não perca nossas postagens; divulgue para os amigos; deixe seus comentários e um joinha, a fim de motivar a produção de conteúdos. A participação de todos é muito importante neste projeto, que acabou de completar oito anos. Acesse o site: https://wafaventura.com.br
e torne-se membro do nosso clube!
Comentários